Empreender no Brasil é muito difícil, há muita burocracia, um código tributário que dificulta o empresário na abertura e manutenção de seu negócio, além de falta de estabilidade política e financeira, e isso é de longa data.
Mas há também uma falta de conhecimento dos empresários sobre administração, financeiro, desenvolvimento de negócios. Existe apenas a vontade, o que torna o empreendedor brasileiro mais empírico, usa de sua necessidade em construir algo numa batalha diária contra as dificuldades, muito diferente do que ocorre em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, e etc.
Desde uma loja de bairro ao investimento em uma indústria, é necessário ter um conhecimento amplo do negócio e as ferramentas mais importantes estão no preparo pessoal, planejamento estratégico, no plano e modelo de negócios e na equipe.
Dados extraídos do Sebrae, mostram que mais de 50% das empresas abertas no Brasil não chegam a dois anos, o que é muito preocupante.
Mas porque esses dados tão alarmantes?
O mesmo Sebrae aponta que, além da falta de preparo, a maioria das empresas são abertas sem nenhum planejamento, simplesmente é realizado pela necessidade em ter seu próprio negócio, empresas onde prevaleceu a vontade em detrimento do plano.
A importância em planejar está ligada aos obstáculos que nos são imputados pelo mercado e pelo governo. Quando temos um plano de negócios, há a previsibilidade das nuances geradas na abertura quanto nos anos seguintes, onde tem a possibilidade em avaliar o passo a passo no desenvolvimento ao longo do tempo e com isso corrigir os rumos.
Sem um planejamento, o empresário vai ao mercado às cegas, sem um norte que possa possibilitar as diretrizes e ajudar nos momentos críticos.
Vejo ao longo de minha vida como empreendedor todas as dificuldades que passei para poder estar até hoje no mercado e isso foi fruto de muito estudo e trabalho, de planejamento estratégico, de conhecer o negócio e ter ajuda dos que por experiência já demandavam no setor. Isso me ajudou no posicionamento e no crescimento empresarial.
Ao planejar o negócio, buscar conhecimento e ter as pessoas certas nos postos chaves, faz do empreendedor um líder, que com os dados em mãos e equipe apta vê seu negócio em crescimento controlado e mitiga os riscos impostos pelo mercado, já que não há uma certeza absoluta, pois existem atributos que fazem uma negócio prosperar e outro no mesmo meio falir, o chamado intangível, então com tantas variáveis e dificuldades, o planejamento é a principal ferramenta para criar e manter seu negócio, e assim, fugir dos dados alarmantes do Sebrae sobre o tempo de vida útil de uma empresa.
A importância do planejamento estratégico para o empreendedor

You Might Also Like
O papel do entretenimento na economia
setembro 16, 2025
Decisões moldam destinos
julho 10, 2025
Celebremos o amor no Dia das Mães
maio 11, 2025
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.